Compartilhar

Um ano novo começou e muitas pessoas aproveitam esse período para tirar férias e fazer aquela tão sonhada viagem. E se você é arquiteto, saiba que existem lugares perfeitos para garantir conforto e bem-estar, e ainda promover grandes inspirações profissionais. Confira abaixo a lista de cinco locais que todo bom arquiteto deve conhecer:

Copenhague

A cidade de Copenhague encanta pela organização e impressiona como os pedestres, ciclistas e motoristas vivem em perfeita harmonia. Portanto, se você aprecia o tema de mobilidade urbana vai adorar conhecer a capital dinamarquesa.

O estilo escandinavo predomina as casas da cidade, e é possível notar a aposta em linhas retas e sóbrias. Além disso, a cidade é conhecida por harmonizar com perfeição a arquitetura antiga com os novos projetos.

Roterdan

Apesar de ter sido dizimada durante a segunda guerra mundial, a cidade de Roterdan, na Holanda, conseguiu se reerguer através de um planejamento urbano muito bem efeito. A maior parte das ruas são planas e largas; existem grandes ciclo-faixas; parques e prédios repletos de personalidade.

Um dos pontos turísticos mais fotografados de Roterdan é a ponte de cabos suspensos Erasmusbrug, feita pelo arquiteto Ben Van Berkel, em 1996. Aliás, essa obra rendeu o título de “Cidade da Arquitetura” para o local. A ponte ainda tem o charme de ser levadiça, o que permite a circulação de grandes barcos pelo rio.

Outros pontos que garantem boas inspirações para os arquitetos são: As Casas Cubo, onde já foi habitada e hoje funciona como um hostel que abriga turistas do mundo inteiro; o Rotterdam Market Hall, mercado com design diferenciado; O NAI (Netherlands Architecture Institute), que é a mistura de acervo, museu, biblioteca e espaço cultural em um único lugar; e o Wereldmuseum, museu etnográfico que abriga mais de 1.500 objetos de diferentes culturas da Ásia, Oceania, África e América. 

Dubai

Para os arquitetos que adoram o estilo de arquitetura moderna, a cidade de Dubai é um excelente destino. Os prédios são erguidos não apenas com o propósito de serem os mais altos, mas também devem ter o design diferenciado, cumprir os requisitos de eficiência energética e ter formas únicas e arrojadas.  

Os empreendimentos contratam os melhores escritórios de arquitetura de todo o mundo para que possam construir obras espetaculares e atrair a atenção das pessoas. Como a cidade não impõe grandes restrições para as construções, os profissionais ficam livres para usar e abusar da criatividade.

A torre Jumeirah Emirates Towers é um ponto interessante para os arquitetos observarem, pois dependendo do ângulo que você a visualiza tem a impressão de que elas se “mexem”. É um efeito magnífico. O Miracle Garden faz jus ao nome por ser um belo jardim de 72 mil metros quadrados de flores em meio ao deserto, formando lindos arcos, mosaicos, túneis e cascatas. 

Barcelona

Visitar a cidade de Barcelona é uma ótima pedida para os arquitetos que desejam curtir as férias e ampliar as suas referências culturais. As obras de Antoni Gaudí, famoso arquiteto catalão, estão por toda a parte e uma das mais conhecidas é a catedral Sagrada Família. Algumas outras obras do artista que estão na capital catalã também não podem passar despercebidas como: O parque Guell; a Casa Calvet; e a Casa Milá, que hoje abriga o museu Gaudí.

Apesar de ter construções modernas espalhadas pela cidade, se você caminhar bem por Barcelona ainda encontrará edifícios mais antigos e até mesmo alguns sinais do período romano. Veja a seguir algumas outras dicas de locais onde todo arquiteto deveria conhecer ao visitar a cidade: A biblioteca Dipòsit de les Aigües; Catedral de Barcelona; Las Arenas; o Museu de História Natural; Jardim Botânico e muito mais.

Ouro Preto

Como sabemos, podemos descobrir muitas coisas observando os prédios e construções de uma cidade. Por isso, se você é profissional ou estudante de arquitetura e ainda não conhece Ouro Preto não perca a oportunidade.

A cidade é reconhecida pelo seu valor histórico-cultural e é o maior conjunto arquitetônico barroco do mundo. As paisagens montanhosas, com traços únicos e silhuetas acentuadas, contam com obras assinadas por personalidades marcantes como Aleijadinho.

A vida noturna em Ouro Preto costuma ser bem aconchegante, o que permite observar as nuances da cidade durante o dia e a noite. Com toda a certeza a visita por Ouro Preto irá te garantir boas inspirações e referências que agregarão e muito no seu dia a dia. Aproveite essas dicas e tente aliar o lazer das férias com ótimas influências que irão te ajudar a desenvolver os futuros trabalhos que estão por vir.

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Quem Somos
Segurança
  • Norton Secured
  • selo
Formas de Pagamento
Credibilidade
  • 5 Loja Confiável
Maria Pia Casa
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.