Maximalismo na decoração: Pense fora da caixa!

14/12/2019 03:17

O maximalismo é um conceito de decoração que consiste na mistura de combinações que carregam muita ousadia e referências distintas em seu design. Porém, é claro que essa mistura também necessita de organização e bom gosto para que os melhores resultados sejam obtidos.

Nesta matéria vamos mostrar alguns dos principais tópicos sobre maximalismo para que você conheça um pouco mais sobre o conceito e possa ter ideias de como implantar na sua casa.

Como definir as cores e estampas no maximalismo

Na decoração maximalista a mistura de cores e estampas são essenciais para criar espaços cheios de vida. Mesmo com as paredes claras, por exemplo, as cores intensas dos móveis e acessórios tiram o ambiente do senso comum.

Aliado a tudo isso tem a diversidade de materiais e texturas que também agregam estilo e demonstram um pouco da personalidade do local. A regra é não permitir que os ambientes fiquem monótonos e você deve ficar a vontade para brincar com o contraste das cores.

Diversidade de estilo no maximalismo

O conceito maximalista permite a mistura de diferentes estilos em um único ambiente sem nenhum sentimento de culpa, o que comprova ser plenamente possível ter harmonia entre estilos totalmente opostos. Ou seja, você pode criar uma composição maravilhosa com as paredes escandinavas, acompanhada de móveis no estilo vintage e ainda sobrar espaço para o casual.

Nesse conceito de decoração você não pode ficar “preso na caixinha”, é preciso ser criativo e demonstrar que o espaço tem originalidade. O arquiteto e design de interior Sig Bergamin, ícone desse estilo de decoração, comentou em entrevista a este blog (https://www.mariapiacasa.com.br/revista/sig-bergamin/) o caminho para utilizar o maximalismo com perfeição : “O Maximalismo é a euforia do risco. É o garimpo multiétnico de objetos, a diversidade de tecidos, a paleta extensa de cores, enfim. É pegar inúmeras referências e compor algo único e com personalidade. Mas, para fazer isso não pode ter medo, tem que correr riscos. E esse processo é inspirador”.

Dicas para criar uma decoração maximalista

Caso você queira criar um estilo maximalista na decoração da sua casa, confira abaixo algumas dicas:

  • Mesmo utilizando cores distintas no ambiente, aposte na mesma saturação
  • Papel de parede com texturas e cores vivas é muito bem-vindo na decoração maximalista
  • Quadros grande e chamativos são essenciais na decoração maximalista
  • Investir em Tapetes, carpetes e cortinas é uma boa forma de complementar o cuidado com os móveis
  • Abuse da criatividade e seja feliz!