Escolher as estampas que irão compor um espaço da casa é uma das grandes preocupações na hora de
decorar. Algumas coisas funcionam, outras não. Mas, no geral, a grande tendência do momento é soltar a criatividade e estar aberto às diversas formas de uso e combinações. Para saber qual é a estampa certa em um ambiente, o essencial é manter o bom senso e sentir-se bem com o resultado. Por isso, hoje a Maria Pia Casa traz pra você truques de como fazer um mix entre cores e padronagens de forma harmônica, dando liberdade para a ousadia. Vamos lá!
Composês
Essa é uma das fórmulas básicas para criar uma composição de estampas. Basta usar formas e cores, repetindo nas estampas a tonalidade central dos
móveis e das paredes daquele cômodo. E fica ótimo, seja na
sala de estar, na sala de tv ou mesmo no
quarto.
Tipos de estampas
Listras, xadrez, poás, muitas são as opções e cada uma dela traz uma sensação diferente. Para criar ambientes mais neutros, opte por listras finas e tons frios ou suaves. Já para espaços mais marcantes, invista em cores quentes.
Mistura de estampas
Estampas diferentes combinam, desde que seja mantido o mesmo tom no ambiente. Um truque para o mix funcionar é usar e abusar dos tons sóbrios. Além disso, um padrão de estampa que recepciona muito bem outras estampas é o de listra, recorra a ele e acerte!
Base neutra
As bases de tons neutros facilitam combinações mais ousadas. Esse é o caso de cores como o bege, o marrom e o cinza, por exemplo. Com uma base neutra, você pode explorar completamente o potencial da estamparia. Além disso, escolher uma cor predominante é essencial para criar harmonia quando há elementos diversos na decoração.
Onde apostar em estampas
Além das paredes, estampas ganham espaço e ficam lindas em objetos grandes como
poltronas e
sofás. Mas também valem em objetos decorativos menores. As estampas ficam ótimas em itens como
almofadas, abajures,
tapetes,
enfeites,
quadros, ou qualquer outro artefato do ambiente.
;)