Nascido em São José do Rio Preto, interior paulista, Pedro Mendes viveu muito próximo ao polo moveleiro de Mirassol, cidade vizinha à sua, onde desde cedo teve o privilégio de conhecer de perto os processos de produção e execução da indústria de móveis.
Mais tarde, mudou-se para São Paulo, onde estudou design e administração de empresas, essas duas especificidades o ajudaram a trabalhar os dois lados do profissional, o criativo e o empreendedor. Desenha móveis desde o ínício de sua carreira, suas peças são sofisticadas, com formas limpas, trabalha com aço, acrílico, vidro, alumínio e principalmente a madeira, matéria prima que mais se destaca na coleção de toda sua produção.
Atento aos detalhes trabalha todas as etapas de desenvolvimento de seus produtos, ele mesmo é quem os modela e os renderiza em 3D. Em 2001, Pedro Mendes iniciou uma parceria com a fabricante de pianos Pianofatura. Suas peças já foram exportadas para Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Moçambique, Panamá e Portugal, e hoje, além de atuar como designer de móveis, despertou um interesse pela área de iluminação, passando a desenhar luminárias.
Pedro é mais conhecido no setor moveleiro por designers de interiores e lojistas do mercado, do que pela mídia que as promove, não costuma se inscrever em prêmios e concursos de design. Recentemente foi selecionado para participar de 3ª Bienal Brasileira de Design, tendo como tema Design, Inovação e Sustentabilidade, pôde mostrar seu trabalho, a Poltrona Emiliana, como espuma produzida a partir da soja, estofados 100% em algodão e madeira de reflorestamento.