Compartilhar

Decálogo para otimizar a escolha de sofás em espaços restritos: considere nossas sugestões de peças conchegantes para salões compactos. É inevitável que a seleção de mobiliário para ambientes de convivência mais íntimos demande um pouco mais de deliberação do que se o espaço fosse mais generoso. Identificar um (ou dois) sofás que se encaixem no perímetro estabelecido, preservando a mobilidade e sem sacrificar assentos para todos os membros do clã, pode ser um enorme quebra-cabeça. Ainda assim, você certamente não quer arriscar o charme da decoração. Como veremos adiante, há um vasto leque de opções viáveis. Algumas delas envolvem a forma do sofá escolhido – talvez um menor, como a namoradeira ou snuggler, em vez de um modelo triplo, por exemplo. Ou talvez optar por algo de contornos delicados e, quem sabe, sem braços. Existem alternativas que podem ser mais pragmáticas ou decorativas – como fazer com que seu sofá se integre à cor das paredes, ou até mesmo criar sua própria solução embutida. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Evite os braços largos de sofás Os sofás de estilo Escandinavo são sofisticados, elegantes…. E ideais para uma sala de estar modesta. A estética nórdica oferece a abordagem perfeita para um cenário enxuto. Tons de cinza e branco mantêm a aparência fresca e expansiva, e a ausência de braços proeminentes economiza espaço crucial.

  2. Faça de um sofá de canto a peça central Vamos chamar isso de estratégia "faça ou morra". Acomode todos em um único móvel, cortesia de um sofá de canto. Ele criará um círculo de convívio íntimo, que pode se tornar ainda mais aconchegante com uma ou duas poltronas para fechar o ciclo. O esquema deve girar em torno de um ponto de encontro - uma lareira ou TV, por exemplo.

  3. Construa um sofá sob a janela Quando você não encontra o sofá perfeito para um espaço com um formato singular, uma peça sob medida é a sua melhor aposta. E não precisa ser uma fortuna. Um marceneiro local deve ser capaz de construir a estrutura de um assento de sofá incorporado, e almofadas personalizadas são viáveis. Adicionar gavetas abaixo proporcionará armazenamento valioso na sala de estar.

  4. Troque os sofás por Poltronas por que lutar para se acomodar em um sofá, quando você pode prover assentos mais confortáveis para um trio com três poltronas? Organizá-las ao redor de uma cômoda ou mesa de centro favorecerá a conversação. Aqui você pode se permitir, escolhendo as melhores poltronas em estilos e cores distintos. No entanto, mantenha um fio condutor de design comum a todas ou você arriscará que sua sala de estar pareça um showroom de móveis. Isso pode ser por meio da paleta de cores – por exemplo, em tons de azul. Ou pode ser o estilo de suas Cadeiras – curvilíneas e clássicas, estofadas vintage, ou quadradas e modernas.

  5. Posicione um Sofá Clássico em uma janela de sacada “As namoradeiras são ideais para a janela de sacada. Elas também se adequam a qualquer espaço que não aceite um sofá padrão de dois lugares”, diz Aissa Gonzalez, gerente de desenvolvimento e compras de produtos da sofa.com. Oferecendo-lhe mais liberdade de movimento do que uma poltrona, este sofá engana a percepção para fazer com que este ponto perto da janela pareça maior do que realmente é, e libera espaço para uma Mesa Lateral e um Abajur. Agora tudo que você precisa é de um chá, biscoitos e um bom livro.

  6. Opte por um sofá ou poltrona mais profundo, não mais largo Você pode não ter espaço em sua sala para se expandir, mas ainda pode criar uma experiência de assento opulenta indo fundo. “Uma namoradeira é o local ideal para relaxar”, diz Charlie Marshall, fundador da Loaf. “Nós fazemos a nossa mais profunda para que haja muito espaço para afundar e relaxar. Adicione à mistura um assento confortável com enchimento de penas e almofadas volumosas e você terá um lugar acolhedor e incrivelmente convidativo.”

  7. Aperfeiçoe suas proporções Não é apenas a envergadura do sofá que conta - a forma também desempenha um papel, e você pode acomodar mais pessoas do que o previsto. “Uma peça grande, como um sofá, tem o potencial de sobrecarregar um espaço pequeno, por isso é importante levar isso em consideração na hora de escolher”, Kate Tansley, diretora criativa da Multiyork. “Optar por um tamanho mais compacto com costas fixas em vez de almofadas e braços pequenos criará um contorno limpo, dando a ilusão de espaço e ordem.”

  8. Tire o máximo proveito dos detalhes Prestar atenção aos pequenos detalhes, como botões amarrados à mão, transforma um sofá em algo extra especial. "Este design dá um aceno à tradição, mas de uma forma nova e elegante", diz Amy Cutmore, da Ideal Home. “Os detalhes abotoados trazem uma sensação de herança que, combinada com o formato curvilíneo e o tom neutro do tecido, o torna uma adição acolhedora a uma sala de estar moderna com pouco espaço.”

  9.  “Adoro o impacto que uma estampa floral ousada pode causar em uma sala”, diz Megan Holloway, da Sofa Workshop. “A estampa certa pode adicionar toques de cor a uma paleta neutra ou criar drama em uma parede escura.” “Estampas em grande escala podem realmente chamar a atenção, mas não são para todos. Se você preferir uma abordagem mais sutil, use-as em um móvel menor, como este sofá compacto, ou opte por um padrão de pequena escala em tons sobre tons como alternativa a um tecido simples.”

  10. Móveis de vidro, acrílico ou de perspectiva clara podem proporcionar a ilusão de mais espaço. No que diz respeito aos sofás, isso pode se traduzir na escolha de cores mais claras e neutras que se misturam com o ambiente, em vez de serem o foco principal. Tecidos leves e cores claras podem fazer um sofá parecer menos volumoso, ajudando a manter a sensação de abertura na sala. Se você está preocupado com a durabilidade de um sofá claro, lembre-se de que muitos tecidos modernos vêm com revestimentos resistentes a manchas ou podem ser tratados com protetores de tecido.

Cada um desses métodos pode ser usado sozinho ou em combinação com os outros para ajudar a maximizar o espaço disponível e ainda assim garantir que você tenha um local confortável para se sentar. Como sempre, é importante medir cuidadosamente o espaço disponível antes de comprar um sofá, para ter certeza de que ele caberá no local designado. Além disso, lembre-se de que a escala é importante. Mesmo que um sofá caiba fisicamente em um espaço, isso não significa que ele seja proporcional ao resto do ambiente. Portanto, lembre-se sempre de considerar o equilíbrio visual da sala ao fazer sua seleção.

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Quem Somos
Segurança
  • Norton Secured
  • selo
Formas de Pagamento
Credibilidade
  • 5 Loja Confiável
Maria Pia Casa
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.